terça-feira, 10 de março de 2009

Gazeta em forma de e-meio 78

A nova Gazeta

Algumas reformulações vão sendo agora introduzidas na Gazeta para melhor aproveitar os recursos dessa nova possibilidade de comunicação que nos abre a Internet.

A Gazeta agora tem o seu blog: http://blogdagazeta.blogspot.com/

Ela continuará sendo enviada por e-mail mas ficará mais disponível em e-meio (meio de comunicação eletrônico). No blog o leitor encontrará os dois primeiros links já ativados da nova Gazeta:

- Suplemento Literário
- Todas as Gazetas

No segundo já se encontra disponível todo o Volume 1 (2007) e, em abril, será colocado o Volume 2 (2008). O volume atual estará sempre na página principal (as cinco últimas edições) e no seu próprio “Arquivo corrente”.

O Suplemento Literário da Gazeta propõe uma nova experiência neste laboratório de comunicações em que se transformou a Internet. Temos observado que, entre todas as linguagens da criação artística, a menos favorecida pelo novo e-meio foi a da ficção literária.

É que os textos longos são de fato mais difíceis de digerir quando lidos numa tela de computador. Assim, estamos lançando, na estréia do nosso Suplemento Literário, o que denominamos “Novela em forma de e-meio”, a primeira delas, de autoria deste gazeteiro, intitulada O esplendor do Império.

Ela será enviada a todos os leitores da Gazeta, capítulo por capítulo, à razão de um por dia, por e-mail. Mas, caso o leitor prefira desfrutá-la em seu próprio tempo ou ritmo, ela já se encontra disponível, na íntegra, na página do nosso Suplemento. Como prometido nas Gazetas anteriores, começaremos hoje a enviá-la; eis que, logo a seguir desta Gazeta, segue um outro e-mail com o seu primeiro capítulo.

Outros links gazeteiros já estão sendo pensados para melhor interação entre nós, simultaneamente leitores e gazeteiros.

Há no blog, também, os “links aliados”, com dois deles já ativados. Esperamos ativar outros mais, em breve.

E, como dissemos, a Gazeta continuará no seu aperiodismo livre, sendo remetida por e-mail e atualizada em e-meio sempre que este gazeteiro puder e achar que deve publicá-la como contribuição de informação e opinião.